A Copa é da Espanha - pelo bem do futebol

12 de jul. de 2010


Eis que mais uma COPA DO MUNDO chega a seu final e com as profecias do polvo PAUL sendo cumpridas. O torneio que foi realizado em terras africanas, um continente até então inédito na história da competição, também teve um país campeão pela primeira vez, a ESPANHA. 

Eu particularmente fiquei muito contente pela Fúria ter levado o caneco. Além dos espanhóis serem sempre meu segundo time, já que sou descendente, eles jogaram bem durante toda a COPA e mereceram o título. Até porque fizeram algo que parece estar em extinção no futebol atual, jogaram para frente, priorizando o toque de bola e buscando sempre o ataque. Apesar de ter marcado poucos gols (pareciam não gostar de chutar), o time mantinha a posse de bola e era ofensivo. E uma equipe que jogue com esse toque refinado sagrar-se campeão é animador. Pois ultimamente o que se tem visto é os times jogarem cada vez mais preocupados com a marcação, vide o próprio BRASIL, que sempre fora conhecido por jogar um futebol bonito e nessa COPA não passou de um time retranqueiro e cheio de brucutus no meio de campo. 

Mas com a vitória da ESPANHA, pode ser que repensem o futebol e vejam que jogar bonito também pode trazer vitórias. No caso dos espanhóis deu certo, conquistaram as duas competições mais importantes que disputaram a EUROCOPA 2008 e a COPA DO MUNDO 2010. Nada mal, não acha?

Aqui em terras brasileiras também estamos vendo um exemplo que está dando certo dessa antiga nova forma de jogar. O SANTOS vem mostrando um futebol de encher os olhos e vem conseguindo conquistar títulos. E tomara que consiga conquistar muitos outros ainda (apesar de ser palmeirense), pois o futebol só tem a ganhar com isso. O mesmo serve para o BARCELONA que joga sempre ofensivamente e consegue vitórias. Chega de jogos truncados e sem graça. Vamos atacar, afinal, é atacando que se faz gols.

Espero que com o título mundial dos espanhóis essa realidade possa dar um novo rumo para o futebol mundial e que as categorias de base dos clubes voltem a procurar jogadores habilidosos e não somente garotos com bom porte físico.

Parabéns ESPANHA e que venha a COPA DO MUNDO do BRASIL e que até lá as equipes tenham tomado consciência de que se pode jogar bonito e conseguir títulos. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Café com Ócio | by TNB ©2010